quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Mariana Pineda




O famoso poeta espanhol Federico García Lorca recita o seu último poema, mesmo antes da sua execução, durante a guerra civil de Espanha em Agosto de 1936, por um pelotão de fuzilamento fascista.

“Mariana,
Que é o homem sem liberdade?
Sem essa luz harmoniosa e fixa que se sente por dentro?
Como poderia te querer não sendo livre, diz-me?
Como te dar este firme coração se não é meu? Não temas;
Como te dar este firme coração, se não é meu?”


Mariana Pineda foi escrita em 1925. Ela e Federico viveram em épocas onde se produziam grandes mudanças. Ambos amaram Granada e nela viveram, onde acabaram por morrer, inocentes e executados pela ditadura de franco.

8 comentários:

  1. Gostaria de saber se existe alguma fonte que possa atestar a autenticidade dessa foto,dada a controvérsia que existe concernente a morte desse poeta.

    ResponderEliminar
  2. Gostaria de saber se existe alguma fonte que possa atestar a autenticidade dessa foto,dada a controvérsia que existe concernente a morte desse poeta.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desconheço o possuidor dessa fotografia ou se está depositada em arquivos estatais....será por ai o ponto de partida da sua investigação....

      Eliminar
  3. a foto não é do fuzilamento, que nem se sabe bem como ocorreu, claro - é de uma encenação

    ResponderEliminar
  4. A foto não é do Garcia, a fonte original da imagem é o clip da banda BOIKOT, no link abaixo coloquem o vídeo nos 2:12:

    https://www.youtube.com/watch?time_continue=72&v=vgRn9EV15Wc

    ResponderEliminar

O amor lança fora o medo

Photo: Toshiko Okanoue "O amor lança fora o medo; mas, inversamente, o medo lança fora o amor. E não só o amor. O medo também expulsa a...